terça-feira, 27 de abril de 2010
SENHORA DA GRANJA(SOITO) fotos de 2006
As freguesias do Soito e Quadrazais, têm duas importantissimas festas religioso-profanas, cada uma com as suas origens e caracteristicas próprias, mas que movimentam centenas e centenas de autenticos romeiros vindos de todo o Portugal e estrangeiro, para assistirem aos festejos. A do Soito festa móvel no domingo de pascoela e a de Quadrazais a 15 de Setembro.Curiosamente qualquer delas não é o santo(a) padroeiro(a).
Relativamente á devoção dos Soitenhos á Senhora da Granja, de que se relatam muitos milagres, o mais conhecido, passou-se nos tempos da Revolução Francesa.
Segundo o livro À Descoberta de Portugal(Edição deSelecções do Reader`s Digest de 1982) «a população do Soito fugia apavorada diante dos invasores. Uma senhora, mãe recente, pressentindo o tropel das tropas, resolveu abandonar o filhito , junto á capela da Senhora dos Prazeres(vulgo da Granja). Passados longos meses regressou á terra, esperando encontrar, ao menos, as ossadas do seu menino.Mas para seu grande espanto e alegria, viu a criança a brincar com umas pedrinhas e tendo ao lado uma bilha de água.Perguntando ao pequenito quem tratava dele, o filho, respondeu com toda a candura, erguendo o dedito na direcção da capela, que éra a Senhora que morava naquela casa. O menino cresceu, foi para a tropa na cidade e de lá enviou um belo manto á Senhora dos Prazeres.O manto já não existe, o menino também não, mas a história(digo lenda) continua a contar-se, para que se não perca a devoção(digo tradição) a tão milagrosa Senhora»
No Cancioneiro do Soito, entre outras cantigas há uma que se refere á Senhora da Granja:
Ó VIRGEM DA GRANJA
QUE LÀ ESTÀS NO ALTINHO
A GUARDAR AS CABRAS
Ò TI LUIS MEIRINHO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário