Da esquerda: Diácono Manuel Gomes da Conceição, Padre Lopes Morgado, Padre Manuel Rito Dias, Padre Manuel Arantes da Silva, Padre Fernando Cabecinhas, Pároco Padre António (foto: Manuel Monteiro) |
O Padre Manuel Rito Dias celebrou os 50 anos de sacerdócio.
No dia 9 de Agosto de 1964 fez a sua missa nova no Soito. Naquela data distribuiu santinhos pela população. Vários santinhos todos com os mesmos dizeres, no verso: "Pus na tua boca as minhas palavras e te constituí sobre o meu povo" (Jer. 1,10) MISSA NOVA DO R. P. MANUEL RITO DIAS (Capuchinho) Soito, 9-8-64.
No gavetão de recordações de família encontrei estes santinhos: interessante o de Sto Isidro, padroeiro da agricultura, com uma grande e saliente imagem na Igreja do Soito, que o Padre Manuel fez questão de venerar no seu dia de missa nova.
Santinhos da primeira missa do padre Manuel |
O Padre Manuel tomou hábito de capuchinho em Barcelos, no dia 2 de Agosto de 1956 juntamente com outros colegas, nomeadamente o soitense Manuel Gomes da Conceição, atualmente diácono na Igreja do Soito, conforme consta do livro "OS CAPUCHINHOS EM PORTUGAL", PÁG. 212.
No dia 15/8/1960, ambos fizeram a profissão solene em Gondomar.
Também há um santinho comemorativo dessa profissão no tal gavetão.
Santinho da profissão solene do Padre Manuel (Frei Berardo) e do Diácono Manuel da Conceição (Frei Serafim) |
Eram os seguintes os freis:
-Frei Tarcísio de Baraçal (Luís da Graça Lima), já falecido.
-Frei Silvestre de Oleiros (Manuel Arantes da Silva), que esteve presente na missa comemorativa no Soito no passado dia 4.
-Frei Luciano de Belmonte (Alípio Martins Quelhas).
-Frei Berardo do Soito (Manuel Rito Dias) e
-Frei Serafim do Soito (Manuel Gomes da Conceição)
Sem comentários:
Enviar um comentário