Ali se juntam as pessoas para discutir assuntos importantes da povoação.
Em Roma, para se aceder ao Forum havia três ruas ou vias. Nessas ruas passavam os senadores para irem para o Forum discutir os assuntos importantes da Cidade e do Império. Nessas três ruas, vendia-se todo o género de víveres que eram comprados pelos serviçais dos Senadores, concerteza muitas vezes sob a visão destes, enquanto iam e vinham do Forum.
Nessas três vias, falava-se de quê? do preço das couves, da falta de cereais, enfim do "triviale", ou seja dos assuntos próprios das "três vias".
A praça tem a casa do poder, onde os habitantes se deslocam para tratar de assuntos políticos, tem a taberna central, o pelourinho, o chafariz principal. Ali convergem os conversadores e opinadores. Dentro da praça ou a seu lado está a igreja, outro centro de encontro das pessoas da povoação.
Na praça ou seus arredores vivem também as pessoas mais importantes da povoação.
Ao fundo, casa (já desparecida) do Ti Manuel Joaquim Rito (Mudo)- alfaiate, no centro da Praça.
Casas (já desparecidas) avarandadas e com marsardas, no centro da Praça. Pertenciam à Srª Clara - a da esquerda e ao Ti Olívio (café e cerveja fresca em poço)- a da direita.
Casa do Ti Zè Pina Rito (Café Central), actualmente pertencente a um neta (Belmira). Em remodelação. Parabéns Belmira e Nelson! Felicidades!
Conservando o património.
No centro da Praça a Junta de freguesia. Ao fundo a Igreja.
Sem comentários:
Enviar um comentário