sexta-feira, 30 de agosto de 2013
FAMÍLIA DOS CARDEPES
O Zé da Relva mostra-nos um filme que ele fez do Ti Manuel Zé Cardepe e sua família. É uma maravilha. Vejam lá se conseguem identificar as pessoas.
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
FONTE MESTRE
Os atuais proprietários da Fonte Mestre, estão na disposição de fazer bom aproveitamento das instalações iniciais feitas pelo Dr. João Garcia da Fonseca. Fizeram uma limpeza dos equipamentos que dá uma melhor ideia do seu valor e pensam fazer uma recuperação de forma a dar utilização pela família e, possivelmente, pelo público.
Ficamos à espera.segunda-feira, 19 de agosto de 2013
PASSOS
Os cristãos celebram a paixão de Jesus com a VIA-SACRA, feita dentro das igrejas e com 14 "estações" ou episódios e os PASSOS, percorridos fora das igrejas, pelas ruas da povoação, lembrando 7 episódios. Enquanto as 14 estações da VIA-SACRA estão definidas e são em todas as igrejas iguais, os sete episódios dos PASSOS, não coincidem de povoação para povoação, que os celebram com capelas ou nichos espalhados nas ruas.
A procissão dos PASSOS percorre a povoação com o Senhor dos Passos e faz paragens nas sete estações para meditar sobre o episódio, terminando no Calvário.
Segundo diz o Ti Eugénio no seu livro "Baú da Memória... O Soito de antigamente", os nichos dos PASSOS e o Calvário do Soito foram mandados construir, no século XVIII, pela D. Leonor, que fundou também a Santa Casa da Misericórdia e a capela do Cemitério, onde está guardado o Senhor dos Passos e as imagens de Nossa Senhora e de S. João que vinham ao encontro do Senhor dos Passos durante a procissão.
O nicho do Cemitério tem a data de 1797, portanto podemos concluir que será essa a data da construção de todos eles.
Os nichos dos PASSOS, no Soito estão à guarda e conservação da Santa Casa da Misericórdia do Soito e ultimamente sofreram obras de conservação e restauro. Os episódios da Paixão estão agora todos em desenho de cor azul sobre azulejo. Os azulejos têm a marca da fábrica de azulejos "Aleluia" de Aveiro e da, associada desta, "Viúva Lamego", com datas desde 1992 até 2011.
A primeira estação situa-se no Fundo Lugar, junto ao chafariz
Representa o julgamento e condenação de Jesus por Pilatos, que lava as mãos.
A segunda estação está situada nas paredes do Cemitério
O Terceiro Episódio ou estação está situado na capela de Santo Amaro.
Representa a ajuda de Simão de Cirene para o transporte da cruz, que os condenados eram obrigados a levar para o sítio da crucificação.
A Quarta Estação está situada à entrada das Eiras, em frente ao atual quartel dos Bombeiros
anteriormente (foto 2010) tinha gradeamento envidraçado |
foto 2013 |
foto 2013 |
A Quinta Estação está situada nos muros do lar da Santa Casa da Misericórdia, nas Eiras.
Representa a crucificação, com cravação dos pés e mãos na cruz.
azulejo atual - foto 2013 |
Azulejo anterior - foto de 2010 |
A sexta estação, nas Eiras também, esteve num local próximo donde está atualmente, ou seja, nas traseiras do quartel da GNR
Anterior localização da 6ª est. - foto de 2010 |
Atual localização da 6ª estação -foto 2013 |
Representa a morte na Cruz.
azulejo atual - foto 2013 |
Figura azulejar anterior - foto 2010 |
A sétima estação está, nas Eiras, junto ao campo de futebol.
Foto 2010 |
Foto 2013 - foi retirado o gradeamento envidraçado |
Representa Jesus morto no colo da sua Mãe, na presença de duas figuras que serão Maria Madalena e S. João.
O Calvário está situado ao fundo das Eiras junto à estrada para Alfaiates e, no centro do seu interior, estão atualmente as três cruzes, uma maior ao centro e duas mais pequenas. Inicialmente a cruz maior estava junto a um dos quatro pilares da construção e as duas pequenas estavam fora da construção.
atual - foto 2013 |
Foto do Ti Carlos do Soito em "Ticarlos.net." mostra a situação original da cruz principal e de uma das cruzes fora da construção. |
Foto do Ti Carlos em 2006 |
Numa das colunas foi colocada uma lápida com os seguintes dizeres: MARIA DOS ANJOS GONÇALVES MARTELO AQUI VINHA FAZER AS SUAS ORAÇÕES. Parece referir-se a uma devota soitense falecida nos princípios do século XX.
Subscrever:
Mensagens (Atom)