MANUEL AUGUSTO ENGRÁCIA CARRILHO
O Sr. Eng. Engrácia Carrilho nasceu no Soito no dia 27 de Setembro de 1916, filho de Carlos Carrilho e Clara Engrácia Carrilho, que moravam nesta casa da Praça. A Srª Clara morou nesta casa até 27 de Setembro de 1975, data da sua morte, com 85 anos de idade.
A casa antiga foi substituida por esta de traçado moderno
O Eng. Angrácia Carrilho foi talvez o homem mais importante do Soito no século XX. Além doutros cargos importantes que exerceu, foi Delegado da Junta de Colonização Interna em Coimbra, onde ingressou em 1948, governador civil de Viseu de 1964 a 1971, presidente da Comissão da Região Centro - Coimbra, de 1971 a 1975 e Presidente da Câmara Municipal de Viseu, eleito em 1986.
Como Delegado da Junta de Colonização Interna, promoveu a ocupação dos solos da área da chamada Quinta das Peladas ou Colónia Agrícola de Martim Rei, localizada entre o Sabugal e Quadrazais, aí se fixando populações que transformaram radicalmente a área.
Em 30 de Novembro de 1992, faleceu num acidente de Viação, juntamente com sua esposa, D. Maria do Céu Girão Ferreira Carrilho.
A Santa Casa da Misericórdia de Viseu, de que foi provedor durante vários anos e na qual deixou muitas obras, em 1997, editou um livro com a obra do Eng. Engrácia Carrilho, do qual foram tiradas as fotos dele e da sua família, que aqui são apresentadas.
O Engenheiro com a mulher e os sete filhos, em 1966 |
Os mesmos e nas mesmas posições, em 1986 |
O Soito, pela primeira vez na sua história, alterou a toponímia das suas ruas, e em 6 de Agosto de 1999, colocou o nome do Eng. Engrácia Carrilho à Praça, quando era ministro da cultura um filho do Eng. Engrácia Carrilho, o Prof. Dr. Manuel Maria Ferreira Carrilho, que veio nesse dia descerrar a respectiva placa.
O Eng. Carrilho era um grande amigo do Soito e das suas pessoas. Aqui era conhecido por todos como o Sr. Manuelzinho e muitos soitenses lhe devem muito.
Sem comentários:
Enviar um comentário