A história dos Bombeiros Portugueses, remonta ao Sec XIV, tendo derivado ao longo destes 600 anos, para o regime de voluntariado, em que grupos de cidadãos se organizaram em associações humanitárias, visando a protecção de pessoas e bens das respectivas comunidades.
Assim face á insuficiência de estruturas que cobrissem o território nacional , a criar pelo próprio Estado, nada mais restou ás populações que criarem voluntariamente associações locais, sem fins lucrativos, com a finalidade de manter corpos de bombeiros voluntários.
Foi neste contexto que há quase três decadas que surgiu a Associação dos Bombeiros Voluntarios do Soito, á semelhança de outras já existentes e outras criadas posteriormente.
A criação da Liga dos Bombeiros Portugueses em 1930, contrbui para a união de esforços e troca de experiências mutuas, assim como a Escola Nacional dos Bombeiros (Lei 10/79 de 20 de Março), já reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, é a responsavel pela formação especifica de todos os elementos das várias corporações espalhadas pelo país.A organização em Federações distritais é outro caminho para congregar esforços e coordenação de meios. por região.A luta pela constituição de um Comando autónomo e independente da Protecção Civil é uma das aspirações recentes.(continua)
terça-feira, 18 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário