Os pais do Padre Miguel mudaram-se entretanto para a casa da Rua do Meio, em frente à Praça, cuja foto apresentamos de seguida
Neste vídeo, o Padre Miguel apresenta-nos a sua família.
Pai: Manuel Joaquim Pereira, falecido com 60 anos na década de 1940.
Mãe: Maria Amália Garcia da Nabais, falecida também com a mesma idade e no mesmo ano.
Irmãos:
- Artur Nabais Pereira, falecido com 24 anos em Abril de 1945.
- Manuel Nabais Pereira, falecido com 56 anos em Agosto de 1972
- Dulce de Jesus Nabais Pereira, que acompanhou o Padre Miguel para o ajudar, casou e ficou a viver em Malcata e faleceu recentemente já octogenária.
Refere-se também João Marcos Grancho, que o filho Artur apresenta e que foi cridado pelos Pais do Padre Miguel como filho.
Na foto está também a Isabel filha do Ti Cordas, e que ainda vive em Cascais.
O Padre Miguel passou a infância e fez os estudos primários no Soito.
Frequentou o seminário do Fundão e mais tarde o seminário maior da Guarda.
No dia 11 de Abril de 1936 foi ordenado padre pelo Bispo egitaniense, D. João de Oliveira Matos.
Exerceu o seu sacerdócio em Folgosinho, Freixo da Serra, Malcata e Meimão.
No alto do Meimão, na estrada para Penamacor, domina-se todo o vale onde se situa a barragem. O Padre Miguel sempre desejou ali erguer uma capela a Nossa senhora do Pilar.
A capela foi construída com os dinheiros que os seus amigos arranjaram e, no dia 25 de Junho de 1986, o Padre Miguel celebrou ali uma missa que teve a presença de milhares de pessoas.
Em 1988, foi construída uma casa num terreno que o Padre Miguel possuía no Soito, no sítio dos Giestais, onde estava plantada uma vinha secular, que à data, estava praticamente abandonada.
Enquanto ao lado se lavrava, a casa na vinha ía sendo construida
Em Abril de 1988, o Padre Miguel visitou as obras. Veio também o Ti Morais, dono do terreno confinante com a vinha do Padre Miguel. Fez questão de vir dizer ao Padre Miguel que dava o terreno que precisasse para ter uma passagem ampla para a casa. Marcou-se o sítio por onde ficaria a nova pasagem. Tirou-se uma foto, para ficar para a posteridade. Toninho, sobrinho do Padre Miguel, está colocar o bloco no local. Ao lado esquerdo do Padre Miguel estão o Ti Cavaca, carteiro do Soito, o Ti Morais, o irmão do Eduardo e o Eduardo, encarregado geral da construção. Ao lado direito do Padre Miguel, estão o Ti Alberto, que foi muitos anos o regedor do Soito e outras pessoas amigas.A casa com capela foi acabada no Verão de 1988, passando então o Padre Miguel a residir nela e a celebrar missa diariamente na capela.
Para perpetuar a sua memória fica a obra social que sempre desejou, um Centro para pessoas com deficiências fisicas e psiquicas "Associação Cristã Paz e Bem".
Faleceu no dia 1 de Novembro de 2001, dia de todos os Santos.
No dia 10 de Novembro de 2001, celebraram-se as cerimónias fúnebres, presididas pelo representante do Bispo da Guarda. O cortejo fúnebre fez o percurso da casa dos Giestais até à Igreja paroquial do Soito, onde foi celebrada missa de corpo presente, regressando depois o cortejo para a casa dos Giestais, em cuja capela ficou sepultado.